Abstract:
|
Este trabalho contextualiza as transformações sociais do fim do século XX com ênfase na maneira como as novas tecnologias de informação estão integrando o mundo em redes globais, através das quais, uma imensa gama de comunidades virtuais instrumentais vêm sendo geradas nas mais diversas áreas. O estudo descreve a educação e o treinamento como estratégia competitiva da economia global; a rápida diversificação dos espaços de aprendizagem; o surgimento de novos paradigmas de ensino-aprendizagem; e a consequente "reinvenção" das organizações educacionais. Neste contexto, propõe as Associações de Educação à Distância - que congregam profissionais, instituições e empresas envolvidos com educação e treinamento - como um âmbito adequado para a plementação de comunidades virtuais instrumentais, que possibilitem a reflexão sobre a necessária reinvenção dos espaços educacionais no Brasil, impulsionem a formação de parcerias e transferência de know-how e facilitem o acesso à informaçao e formação no campo educacional. Por fim, identifica as Associações de Educação à Distância existentes no mundo, especifica quais usam a internet, como a usam e analisa as 3 mais avançadas na distribuição de serviços através de redes. Descreve as associações do Brasil e aponta aplicações e serviços pertinentes nesse contexto específico. |