Abstract:
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Visto que, atualmente, as variedades dos recursos tecnológicos disponíveis para o uso pedagógico são de interesse de todo o sistema educativo e têm uma grande contribuição a oferecer, principalmente para a Educação a Distância, a escolha dos recursos tecnológicos e o "como" são utilizados não se deve dar de forma aleatória, desvinculada de uma concepção de educação. Por isso, a presente pesquisa aborda a relação entre a concepção epistemológica, aspectos metodológicos, escolhas de recursos tecnológicos e a eficiência do processo educativo em EAD. E parte da premissa que os pressupostos epistemológicos concebem e articulam suas respectivas metodologias e estas indicam os recursos mais adequados, para que juntos, de forma coerente, determinem a qualidade do processo educativo e "sirvam" a determinados objetivos. E para sua validação realiza-se um estudo de caso: o "Programa de Capacitação de Professores de Minas Gerais": que foi analisado com base numa fundamentação que procurou consolidar os pressupostos teóricos que sustentam a relação existente entre epistemologia, metodologia e tecnologia, no âmbito da EAD. |