Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /

DSpace Repository

A- A A+

Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /

Show full item record

Title: Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
Author: Vallim, Marcos Banheti Rabello
Abstract: A engenharia está associada à habilidade de combinar conhecimentos teóricos e práticos para atender a necessidades humanas colocadas geralmente como problemas reais a serem resolvidos. Entretanto, o ensino da engenharia tem enfatizado o conteúdo teórico, com a larga utilização da simulação computacional e de ambientes virtuais que muitos acreditam capazes de substituir a experimentação real. Os profissionais graduados sob este tipo de ensino são capazes de realizar análises complexas, mas teriam pouca habilidade para lidar com problemas do mundo real. A complexidade do mundo moderno, entretanto, exige uma formação profissional com um perfil mais abrangente. As habilidades técnicas devem ser associadas à capacidade de julgar, de comunicar idéias, de trabalhar em grupo e negociar coletivamente decisões. O ensino de engenharia deve colocar o futuro profissional em contato com as questões fundamentais da profissão, desde o primeiro dia de aula. O projeto deve desempenhar neste processo um papel central, por ser a essência da engenharia. Este trabalho relata uma experiência de ensino, onde os conceitos acima expostos foram colocados em prática em uma disciplina de introdução à Engenharia de Controle e Automação. A disciplina foi desenvolvida no segundo semestre letivo de 1999 na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. A mesma foi concebida para cumprir três grandes objetivos: integrar o aluno à vida acadêmica, desenvolver uma compreensão inicial sobre os conceitos básicos da engenharia e despertar as habilidades necessárias ao engenheiro em sua atuação profissional. A experiência foi desenvolvida em clima de jogo, no qual os alunos, em grupos, foram estimulados a desenvolver soluções para situações-problemas. Os grupos construíram seus protótipos de projeto usando kits de blocos de montagens LEGO programável. A experimentação real criou um contexto adequado para o aprendizado de metodologia de projeto e para o entendimento de conceitos técnicos abstratos tais como sistemas, controle e realimentação. A abordagem metodológica adotada, pelos resultados obtidos, mostrou-se promissora para futuros desenvolvimentos.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
176205.pdf 14.35Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar