Abstract:
|
Este trabalho apresenta uma abordagem para implementação de gerenciamento e administração de sistemas de informação em ambientes corporativos, denominada AMIGA. Ela é calcada nas teorias do Controle da Qualidade Total, nos modelos de referência de gerenciamento ISO/OSI, e TMN e desenvolvida de acordo com princípios empregados em metodologias científicas. Sua estrutura é constituída por quatro processos principais, Planejamento, Execução, Verificação e Ação Corretiva. Partindo-se da avaliação do controle dos sistemas de informação de seu ambiente corporativo e adotando a metodologia proposta, uma organização pode tomar as medidas necessárias para melhorar o seu desempenho através da comparação, escolha e instalação de sistemas de gerenciamento e da definição de processos de administração. Por funcionar de forma cíclica, a abordagem AMIGA estabelece um acompanhamento contínuo do controle do ambiente, garantindo serviços de qualidade ao longo do tempo. A abordagem pôde ser avaliada pelo seu emprego no estudo de caso e pelo sua qualidade intrínseca. As contribuições do trabalho são: uma nova forma de relacionar sistemas de gerenciamento e TQC, fornecer as ferramentas para uma implementação de sistemas de gerenciamento e mostrar que os sistemas de gerenciamento são um processo em constante evolução. Trabalhos futuros serão desenvolvidos através do emprego da abordagem. |