Abstract:
|
Nesta dissertação, tratou-se do tema "Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação" cujo recorte foi dirigido ao estudo de softwares educativos de química, destinados ao ensino médio. O objetivo geral foi buscar a compreensão dessas tecnologias no conjunto das transformações advindas da suposta mudança de um paradigma Moderno para um Pós-moderno. Nos objetivos específicos, relativos aos softwares educativos, buscou-se a compreensão deste novo suporte para o pensamento através de questionamentos como: os softwares educativos permitem interatividade? Os softwares educativos podem colaborar como aliados na construção do conhecimento em química? Caso possam, como deve ser um software educativo ideal? Quais seriam as linguagens desse novo suporte para o pensamento? Para a obtenção de respostas a estes questionamentos, foram realizadas uma pesquisa teórica e uma empírica. Sendo que, a pesquisa teórica serviu de subsídio para a análise dos cinco softwares educativos de química, utilizando-se o método da análise de conteúdo. A conclusão a que chegamos é que se tem que pensar a elaboração dos softwares educativos futuros com a visão de transição paradigmática e a compreensão de que no conjunto dessas mudanças estão ocorrendo, também, mudanças nos suportes do pensamento. |