Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /

DSpace Repository

A- A A+

Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /

Show full item record

Title: Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
Author: Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Abstract: O trabalho investiga a dicotomia existente entre o discurso do acadêmico e as ações efetivamente produzidas na prática educativa no ensino da matemática. Buscando identificar fatores que interferem na transformação da teoria em prática, faz-se uma análise da concepção epistemológica que sustenta a ação dos docentes do curso e as suas possíveis implicações na formação do professor. A pesquisa foi realizada no Curso de Matemática, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC/ Chapecó. A coleta de informações ocorreu a partir de entrevistas com professores do Curso. Os resultados da investigação enfatizam que: 1) As ações da maioria dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, caracterizadas numa abordagem empirista e/ou racionalista, não se mostram favoráveis à construção de uma relação dialética da Teoria e Prática; 2) A abordagem crítico-dialética apresenta-se como um dos caminhos que possibilita ao acadêmico a superação do empirismo; 3) Essa construção dialética encontra fundamentos na epistemologia genética piagetiana, que propõe a construção do conhecimento a partir da ação e da reflexão, por entender que os processos que efetivamente oportunizam a formação de um educador matemático emergem de um campo reflexivo, que permita ao seu aluno o aprender a aprender, o construir e reconstruir, e principalmente, ser um agente de transformações na realidade.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
175944.pdf 4.681Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar