O concreto, o abstrato e o formal no discurso e na ação pedagógica dos acadêmicos de prática de ensino em matemática da UNOESC - Chapecó

DSpace Repository

A- A A+

O concreto, o abstrato e o formal no discurso e na ação pedagógica dos acadêmicos de prática de ensino em matemática da UNOESC - Chapecó

Show full item record

Title: O concreto, o abstrato e o formal no discurso e na ação pedagógica dos acadêmicos de prática de ensino em matemática da UNOESC - Chapecó
Author: Grando, Cláudia Maria
Abstract: Nesta pesquisa analisamos a ação pedagógica do acadêmico, levantando as articulações que estabelece entre o concreto, o abstrato e o formal ao desenvolver o estágio curricular do curso de Matemática da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó e identificando a postura epistemológica que apresenta em seu discurso e ação. Há um predomínio da exposição formal e da linguagem matemática na docência dos acadêmicos pesquisados. Iniciam por definições e conceitos, caminhando rapidamente para símbolos, regras, algoritmos e métodos, não ocorrendo processo de construção do conhecimento pela mediação da abstração. Quem domina o conhecimento é o professor, e este vai "repassá-lo" aos alunos, evidenciando-se uma postura epistemológica empirista. A construção do conhecimento envolve duas dimensões complementares: conteúdo e forma, exigindo do professor a capacidade de desafiar o aluno nestas duas dimensões, refazendo seus instrumentos de assimilação por processo de reflexionamento e reflexão. Optamos por Piaget como principal apoio teórico por acreditarmos que o conhecimento se dá em um processo de construção, baseado na ação e coordenação de ações, sendo que a aprendizagem só ocorre se o aluno agir e problematizar sua ação através de um processo mediador de abstração reflexionante que não é espontâneo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78450
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
175941.pdf 5.432Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar