Obstáculos às manifestações em linguagem escrita: um estudo de caso a partir das contribuições de Gaston Bachelard /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Obstáculos às manifestações em linguagem escrita: um estudo de caso a partir das contribuições de Gaston Bachelard /

Mostrar registro completo

Título: Obstáculos às manifestações em linguagem escrita: um estudo de caso a partir das contribuições de Gaston Bachelard /
Autor: Campagnolo, Antônio
Resumo: Através desta pesquisa objetivamos refletir, a partir da perspectiva bachelardiana, sobre a importância de conhecer quais são os obstáculos que se interpõem entre o aluno e suas manifestações em linguagem escrita no processo de escolarização formal. Visamos também apreender, através do desencadeamento de uma pesquisa-ação, as maneiras como estes obstáculos se materializam no dia-a-dia do trabalho dos professores e alunos e desencadeamos estratégias visando provocar as rupturas necessárias para a superação desses obstáculos. Partindo do pressuposto de que a construção e o registro de conceitos e da produção em geral na academia passam, fundamentalmente, pela escrita, vislumbramos a possibilidade e mesmo a necessidade de questionar e problematizar a forma de operacionalização dessa linguagem pelos professores escrita em sala de aula, uma vez que ela não se configura no desafio que deveria e poderia em função de obstáculos que acabam inibindo a concretização desse processo. Os aspectos problemáticos que norteiam a manifestação dos alunos nessa linguagem, enquanto práxis inerente ao ser/fazer universidade, apresentam-se, com especial intensidade, no momento da correção-avaliação das manifestações escritas dos acadêmicos. Os elementos empíricos para aprofundar a discussão/compreensão dessa problemática a fim de visualizar meios que possam contribuir para a superação de obstáculos pedagógicos e epistemológicos no processo da escrita foram obtidos em uma turma do Curso de Letras da UNOESC-Chapecó no ano de 1999.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78432
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
173121.pdf 6.223Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar