Abstract:
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O trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma metodologia para criação de jogos a serem utilizados na área de Educação Ambiental. O conteúdo descritivo faz uma explanação do domínio do problema, as principais teorias de aprendizagem e sua influência no desenvolvimento do conhecimento e no aumento do espectro de inteligências. Fornece uma visão geral dos assuntos a serem abordados, fundamentando-os através da Agenda 21 e dos Parâmetros Currículares Nacionais - Tema Transversal Meio Ambiente. Destaca a relação existente entre o processo cognitivo de resolução de problemas pelos alunos e o modelo conceitual que a metodologia propõe através do uso de jogos. Espera-se com este trabalho contribuir na modelagem de ferramentas, a serem utilizadas em sala de aula, que proporcione aos alunos um aprendizado dinâmico e participativo e ao professor um instrumento que facilite o processo de ensino e de acompanhamento da evolução individual e do grupo, promovendo a conscientização e o desenvolvimento de uma postura crítica frente às questões ambientais e os aspectos sócio-culturais, econômicos, políticos, tecnológicos e éticos envolvidos. |