Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /

DSpace Repository

A- A A+

Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /

Show full item record

Title: Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
Author: Barreto, Sandra Regina Coimbra Mena
Abstract: Estuda a concepção de escola e desempenho escolar de alunos multirepetentes de uma classe de aceleração da rede pública municipal de Florianópolis/SC. Contou com a participação de onze crianças que freqüentaram, no ano letivo de 1999, a classe de aceleração I, e seus pais. A maioria das crianças afirmou gostar de estudar e buscou explicar seu baixo desempenho escolar como falta de empenho nos estudos. Outras explicações dadas foram as mudanças freqüentes de residência e conseqüente abandono da escola e o relacionamento conflituoso com a professora anterior. Quanto aos pais, alguns atribuíram o fracasso aos próprios filhos, outros ao desempenho da professora anterior, e outros, ainda, ao sistema de ensino. A conclusão dessa pesquisa aponta para a necessidade de se criar políticas públicas que concedam às classes comuns, as condições especiais que têm sido oferecidas às classes de aceleração.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78358
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
174898.pdf 11.63Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar