Abstract:
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Este trabalho analisa o desenvolvimento de uma proposta pedagógica fundamentada na teoria de Vygotsky, enfocando os processos interativos humanos e a construção do conhecimento usando a Internet como instrumento pedagógico. A proposta pedagógica concretizou-se na criação de comunidades de aprendizagem virtuais. Estas comunidades foram caracterizadas pela realização de atividades pedagógicas, com um grupo de estudantes do sétimo semestre de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, matriculados na Disciplina Psicologia Educacional II, ministrada pela pesquisadora-educadora. Avaliou-se no transcorrer do estudo piloto as possíveis alterações comportamentais do grupo de estudantes, acompanhando suas percepções e concepções anteriores e posteriores ao uso da Internet em suas atividades acadêmicas, e para tanto, a proposta pedagógica dividiu-se em fases denominadas de Introdução, na qual objetivou-se caracterizar o perfil, as expectativas e os interesses dos educandos e apresentação da Proposta Pedagógica; Problematização, na qual caraterizou-se o nível de conhecimento dos educandos sobre o uso da Internet na educação; Desenvolvimento, na qual os educandos dividiram-se em comunidades de aprendizagem virtuais com a finalidade de usar efetivamente a Internet na construção do conhecimento. Ao final do estudo piloto, os resultados apontaram para uma gradual mudança de percepções e concepções dos estudantes frente ao uso da Internet na educação, tendo como fator pró-ativo do processo o embasamento teórico na abordagem histórico-cultural. |