A ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN

DSpace Repository

A- A A+

A ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN

Show full item record

Title: A ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN
Author: Tavares, Cláudia Régia Gomes
Abstract: Esta pesquisa aborda as contribuições que a ergonomia pode proporcionar ao processo de ensino-aprendizagem, após a introdução de novas tecnologias como recursos didáticos. Nesse sentido, visualiza-se a ergonomia enquanto proporcionadora da concepção ou da transformação das situações de trabalho, a partir dos seus aspectos técnicos ou sócio-organizacionais, considerando-se o máximo de conforto, eficácia e satisfação. É relativamente recente a introdução dessas novas tecnologias de ensino no ambiente de sala de aula, bem como o dimensionamento ergonômico destinado a essa nova realidade, tornando-se importante a discussão apresentada acerca dessa experiência teórico-empírica. Nesse aspecto, este estudo de caso se desenvolveu no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, onde salas de aulas foram reorganizadas para receber equipamentos modernos, com o intuito de suprir professores e alunos de recursos didáticos variados. Para tanto, a metodologia utilizada foi a Análise Ergonômica do Trabalho na detecção dos problemas após a implantação das novas tecnologias, tais como: disposição inadequada dos equipamentos, reflexo na visualização dos mesmos, mobiliários inadequados, entre outros, o que culmina em recomendações ergonômicas, cujo objetivo é fixar diretrizes para que o ambiente se torne mais salubre, com mobiliários e equipamentos adequando-se aos usuários, layout funcional, etc., no sentido de melhorar o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas, assim como ampliar agradavelmente as relações entre professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78313
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
PEPS1459-D.pdf 9.084Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar