Abstract:
|
O presente trabalho faz uma análise de alguns aspectos do ensino, em especial de matemática, procurando entender a Educação dentro de um contexto econômico, social e político, enfatizando a construção do conhecimento integrado como uma estratégia educacional. Discorre sobre educação profissional no Colégio Agrícola de Camboriú, em especial sobre Apicultura e sua cadeia produtiva, sendo envolvida pela proposta de ensino-aprendizagem, denominada de modelação Matemática. Também tem por objetivo apresentar uma nova metodologia de trabalhar a Matemática no Ensino Médio, apontando os aspectos positivos e negativos detectados em cada etapa do processo. Por outro lado, constata-se que a Modelagem Matemática mostra ser um processo utilizado há séculos, em toda ciência, e em particular na área de Agropecuária. Essa constatação determina que a prática educativa utilizando a Modelação como estratégia para o ensino de Matemática, tem condições de aproximar os estudos teóricos com a realidade vivenciada pelos alunos no Colégio Agrícola de Camboriú. |