Abstract:
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Este trabalho relata uma experiência pedagógica envolvendo crianças de 5 e 6 anos, que teve como objetivo experimentar possibilidades de trabalho pedagógico com o uso de computadores, mediante um programa de conversação "online". Realizada entre os meses de outubro e dezembro de 1998, a experiência levanta indicativos pedagógicos da interação entre educação e informática, que poderão subsidiar o professor a refletir sobre as possibilidades e limites dessa tecnologia para a educação infantil. O exame da questão deu-se com base nas observações feitas nas sessões com as crianças, por meio das quais experimentaram-se algumas possibilidades de comunicação que o programa oferecia, entre elas: a conversação, o desenho, a escrita, a expressão corporal. As sessões tinham inicialmente atividades de livre iniciativa, e outras que eram propostas pelos, professores. Das observações e registros destacam-se alguns pontos de muita importância a serem considerados no trabalho com a educação de crianças na faixa etária em questão, como: limitação do número de crianças (duas ou três por sessão), para proporcionar uma conversação "online" com maior fluência nessa faixa etária; a ergonomia dos computadores não facilita o trabalho com as crianças da educação infantil; a qualidade do trabalho que procura aliar os recursos |