Abstract:
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Este trabalho teve o objetivo de implementar e avaliar o desenvolvimento de um cuidado terapêutico participativo, enfatizando a importância da interação entre profissional de enfermagem, paciente e familiares, a fim de alcançar metas terapêuticas através de ações planejadas. O referencial teórico, que respaldou este estudo, a partir da prática assistencial a pacientes internados na unidade psiquiátrica Paulo Guedes do HUSM, foi fundamentado na teoria de enfermagem de Imogene King(1981) e no Planejamento Educacional Participativo de Rezende (1990). A operacionalização do estudo se fez pela implementação do processo de enfermagem a três pacientes internados nesta unidade. No decorrer do processo, foram realizadas ações educativas à equipe de enfermagem, onde refletimos a respeito dos aspectos assistenciais, educativos e éticos que norteiam os procedimentos habituais da equipe de enfermagem na relação direta com pacientes psiquiátricos. Observamos também, a repercussão das ações implementadas que encontram o respaldo em King. Com este trabalho buscamos algo mais do que simplesmente a execução de tarefas rotineiras, procuramos uma maneira de poder ajudarmos terapeuticamente o paciente a ter uma vida melhor, junto a seus familiares, apesar das dificuldades em que vivem no momento. |