Abstract:
|
Análise do processo de constituição discursiva do [sistema político] que compõe o [Estado moderno] . Identifica, no conjunto teórico-político do filósofo inglês [Thomas Hobbes] (1588-1679), a fonte da legitimação [racional] do [poder] [repressivo] e [moralizador] do [Estado] a partir de um núcleo discursivo centrado na finalidade de pacificação e [segurança] derivado da institucionalização de um processo de [sociabilidade] , fundada no [contratualismo] . O trabalho divide-se em três capítulos: inicialmente, estabelece-se de que forma o processo de transmissão [retórica] da política se realiza na [filosofia] do autor, identificando-se primeiramente o [método historiográfico] -derivado de uma predileção pelo historiador grego [Tucídides] - e posteriormente a idéia de um [método científico] da política como instrumentos privilegiados de [doutrinação política] popular, os quais objetivam a [unidimensionalização] da [subjetividade] para a adequação ao modelo político identificado como ideal pelo autor; em um segundo momento, analisa-se os fundamentos do [discurso] que identifica uma única possibilidade de constituição social e a dinâmica desta moralização coletiva, justificada através da normalização das [paixões humanas] ; no último capítulo, define-se os pretextos discursivos para a sedimentação jurídico-moral deste modelo da política -nos termos traçados no [Leviatã] - a simbologia necessariamente moderna e instrumental do aparelho estatal hobbesiano e a formalização jurídica do processo repressivo e moralizador através da [autorização]. |