A criatividade nos educandos com deficiência mental: oficinina de criatividade " sem limites "

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A criatividade nos educandos com deficiência mental: oficinina de criatividade " sem limites "

Mostrar registro completo

Título: A criatividade nos educandos com deficiência mental: oficinina de criatividade " sem limites "
Autor: Pinheiro, Odnea Quartieri Ferreira
Resumo: Mais do que discutir questões sobre a funcionalidade ou não da pessoa deficiente e do uso de tecnologias educacionais no processo criativo dessas pessoas, esta dissertação , propõe uma visão inclusivista do deficiente no mundo social, escolar e de trabalho. A tentativa é a de propiciar a estas pessoas estigmatizadas e rotuladas, a mesma oportunidade de aquisição de competências tecnológicas , preparando-as assim, para serem cidadãos nesta sociedade cada vez mais informatizada. O domínio da máquina, a articulação com as novas tecnologias, se tornam imperiosos no mundo moderno , pois segundo Lévy(1995), os dispositivos da informática são capazes de ampliar , exteriorizar e modificar as funções cognitivas como : memória, imaginação, percepção e raciocínios. Desta forma o computador assume, para os deficientes , um papel importante não só como facilitador da aprendizagem mas fazendo do ato de aprender um novo caminho , caminho este que estimule verdadeiramente a criatividade, a reflexão crítica e, por conseguinte a cidadania responsável Como conclusão queremos demonstrar as vantagens e benefícios que a pessoa com deficiência mental pode usufruir num ambiente computacional telemático, à luz dos mais atuais conceitos desenvolvidos pela Psicopedagogia no contexto da educação especial, apresentando como fruto deste trabalho a confecção, pelos alunos de um calendário para o ano 2001
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78168
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
179211.pdf 12.03Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar