Abstract:
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Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem sócio-histórica, onde se descreve, por meio de um estudo de caso, como a instituição de ensino, hoje denominada CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ (CEFET-PR), adaptou-se às mudanças ocorridas no período de tempo delineado pelos anos de 1935 até 1945, em um ambiente influenciado, sobremaneira, por ações governamentais. Para tanto utilizaram-se, como metodologia, os ensinamentos de BRUYNE et al (1977) e seus quatro pólos: o epistemológico, o teórico, o morfológico e o técnico. Ao descrever, neste estudo de caso, a história parcial da Instituição, tomamos como modelo de "sistemas abertos", as pesquisas de KATZ e KHAN (1987), e como estratégia organizacional, principalmente os ensinamentos de MINTZBERG e McHUGH (1985), e ANSOFF E McDONNEL (1993). No intuito de subsidiar e complementar os dados, tornando o estudo mais consistente, foi utilizada ampla investigação documental do período, principalmente no Arquivo Geral da Instituição, bem como em revistas, jornais e fotografias. Estudando o processo de adaptação estratégica da organização, pode-se observar que o mesmo é intercambiado pelas mudanças provocadas, sobretudo, pela implementação das novas legislações educacionais do período. |