As estratégias do CEFET-RJ no período de 1935 a 1945

DSpace Repository

A- A A+

As estratégias do CEFET-RJ no período de 1935 a 1945

Show full item record

Title: As estratégias do CEFET-RJ no período de 1935 a 1945
Author: Gursky Junior, Lauro
Abstract: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem sócio-histórica, onde se descreve, por meio de um estudo de caso, como a instituição de ensino, hoje denominada CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ (CEFET-PR), adaptou-se às mudanças ocorridas no período de tempo delineado pelos anos de 1935 até 1945, em um ambiente influenciado, sobremaneira, por ações governamentais. Para tanto utilizaram-se, como metodologia, os ensinamentos de BRUYNE et al (1977) e seus quatro pólos: o epistemológico, o teórico, o morfológico e o técnico. Ao descrever, neste estudo de caso, a história parcial da Instituição, tomamos como modelo de "sistemas abertos", as pesquisas de KATZ e KHAN (1987), e como estratégia organizacional, principalmente os ensinamentos de MINTZBERG e McHUGH (1985), e ANSOFF E McDONNEL (1993). No intuito de subsidiar e complementar os dados, tornando o estudo mais consistente, foi utilizada ampla investigação documental do período, principalmente no Arquivo Geral da Instituição, bem como em revistas, jornais e fotografias. Estudando o processo de adaptação estratégica da organização, pode-se observar que o mesmo é intercambiado pelas mudanças provocadas, sobretudo, pela implementação das novas legislações educacionais do período.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78136
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
173574.pdf 19.92Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar