Abstract:
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Relato de um estudo desenvolvido com um grupo de crianças, que teve por objetivo promover a valoração da pessoa idosa, a partir da infância e gerar, através de uma prática educativa, a busca do ser saudável no processo de viver-envelhecer com a finalidade de preparar as crianças para o envelhecimento próprio e social, bem como de estimulá-las, através das discussões levantadas, para um convívio criança-idoso baseado no respeito e no cuidado compartilhado. Para tanto, foi desenvolvida uma proposta de cuidar-educando, em forma de oficinas, permeadas pelo lúdico e pelo reflexivo, fundamentada em um marco referencial centrado no viver-envelhecer saudável. Através da análise das falas das crianças percebe-se que a ênfase está nos pontos negativos do ser velho, revelando que a construção social do ser idoso, se faz de acordo com o contexto sócio-cultural em que crescem e desenvolvem-se. Isto revela a necessidade de utilizar o espaço escolar para promover práticas educativas, centradas no viver-envelhecer saudável, levando, através da reflexão, à transformação e/ou re-significação de conceitos, para melhoria da qualidade de vida, tanto individual como coletiva. |