Um modelo de análise envoltória de dados e conjuntos difusos para avaliação cruzada da produtividade e qualidade de departamentos acadêmicos: uma aplicação na UFSC

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Title: Um modelo de análise envoltória de dados e conjuntos difusos para avaliação cruzada da produtividade e qualidade de departamentos acadêmicos: uma aplicação na UFSC
Author: Lopes, Ana Lucia Miranda
Abstract: Este trabalho propõe uma metodologia para a avaliação de desempenho - produtividade e qualidade - de departamentos acadêmicos de uma Universidade Brasileira. O propósito principal do modelo é identificar aqueles departamentos com maior necessidade de um processo de avaliação externa. A metodologia foi aplicada aos departamentos da Universidade Federal de Santa Catarina. O modelo simula uma escolha racional, pelos departamentos, de valorações para indicadores de produtividade e qualidade em um processo de avaliação cruzada. Um modelo de Análise Envoltória de Dados - DEA é inicialmente aplicado à quatro conjuntos de indicadores departamentais (ensino, pesquisa, extensão e qualidade). A partir daí são geradas medidas do desempenho departamental nas quatro dimensões citadas. Estas medidas são então agregadas, através de um agregador ordenado ponderado, que simula uma escolha ótima pelo departamento (simulada) de valorações para cada dimensão, com o objetivo de obter o grau de pertinência de cada departamento em um conjunto intitulado "excelência". Os resultados sugerem que 15 dos 58 departamentos da UFSC apresentam um baixo grau de pertinência naquele conjunto. A nível de áreas de conhecimento, aquela com maior proporção de departamentos com alta pertinência de inclusão no conjunto excelência foi a área de Engenharias. Este resultado, na medida em que reproduz uma crença mais ou menos difundida de que as Engenharias formam a área de maior destaque da UFSC, ajuda na validação do modelo proposto. Resultados adicionais do estudo são como segue: correlação virtualmente zero entre as produtividades departamentais em ensino, pesquisa e extensão; correlação positiva, embora fraca, entre produtividade em pesquisa e qualidade; fracos efeitos de escala em produtividade em pesquisa(positivo), em ensino (negativo) e qualidade (positivo).
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77853
Date: 1998


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