Industria cultural ou esfera publica discursiva : a dinamica dos meios de comunicação de massa em Florianopolis

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Industria cultural ou esfera publica discursiva : a dinamica dos meios de comunicação de massa em Florianopolis

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Title: Industria cultural ou esfera publica discursiva : a dinamica dos meios de comunicação de massa em Florianopolis
Author: Fernandes, Cintia San Martin
Abstract: A partir de duas correntes teóricas, uma crítica (Escola de Frankfurt) e outra discursiva (Habermas), o trabalho realiza uma explanação descritiva sobre os meios de comunicação de massa em Florianópolis. A tendência da bibliografia a respeito do tema tanto no Brasil como no nível local é fixar no marco teórico da indústria cultural. Este trabalho visualiza a possibilidade de estudar a dinâmica dos meios de comunicação de massa através da relação destes com a conformação de uma esfera pública porosa às demandas da sociedade. Para tanto, identificamos e entrevistamos representantes dos media locais, bem como analisamos as notícias referentes à sociedade civil, pretendendo demonstrar que os meios de comunicação de massa de Florianópolis abriram espaços para temas trazidos por atores da sociedade civil e se ?profissionalizaram?. E que além disto, em busca de legitimação diante de seus públicos, modificaram, ao longo do processo de democratização, suas pautas e formas de atuação e operação. Abstract : This dissertation sets out an explanation of the mass communication media in Florianópolis under two theories: a critical one (The Frankfurt School) and a discursive one (Habermas). Bibliography on the subject, both local and national, has a tendency to dwell on the theoretical standpoint of the cultural industry. This paper visualizes the possibility of studying the dynamics of mass communication media through their relationship with a public sphere porous to the demands of the civil society. For that purpose, we have identified and interviewed representatives of local media as well as analyzed the news related to the civil society, intending to show that the mass communication media of Florianópolis have allowed themes introduced by members of society as well as becoming more professional. In addition, in searching for legitimacy with their public, throughout the process of democratization of the country the media have modified their guide fines, their ways of acting and operating.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77829
Date: 1998


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