Abstract:
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Nesta dissertação investigo o livro Aninha e João (1994) a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1989; 1992) e da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985; 1994). Como o livro propõe-se a questionar as diferenças de educação entre meninas e meninos na sociedade, o objetivo da pesquisa é analisá-lo (1) estudando os elementos textuais que as escritoras fazem uso para questionar tais diferenças assim como transitividade (ibid.) e o modelo Problema-Solução (Hoey, 1983) e (2) observando o contexto sócio-histórico e ideológico da produção e interpretação a partir do ponto de vista de alguns (as) jovens leitores(as) (Bakhtin, 1995). Desta integraçao TEXTO-CONTEXTO, chego a conclusão que as escritoras e leitores(as) estão despertos para o tópico relações de gênero. Entretanto, contradições originárias de um mundo interdiscursivo são perceptíveis quando estes sujeitos/atores sociais comprometem-se a expressar sentidos sobre a temática em questão. |