Metodo de avaliação de aspectos ergonomicos em produto de consumo

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Metodo de avaliação de aspectos ergonomicos em produto de consumo

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Título: Metodo de avaliação de aspectos ergonomicos em produto de consumo
Autor: Pedroso, Marco Antonio Regnier
Resumo: O uso da ergonomia no desenvolvimento de projetos se faz necessário, uma vez que se trata de uma ciência multidisciplinar com enfoque no ser humano. Sua prática consiste em emitir juízos de valor sobre o desempenho global de determinados sistemas homem/tarefa ou produto/usuário. No desenvolvimento de projeto de produto de consumo, encontram-se etapas que englobam análises como conceito formal, características, funções, conceito de uso, viabilidade técnica, processos, entre outros. Dentro dessas etapas existe a necessidade de constantes avaliações ergonômicas, seja na determinação de funções, seja no conceito de uso e determinação do lay-out do produto. A proposta de desenvolver um método de avaliação de aspectos ergonômicos em produto de consumo procura seguir uma metodologia de análise que atenda aos requisitos de usabilidade, segurança e qualidade; tem como objetivo a busca constante da melhoria da qualidade de vida. Com intuito de validação, o método proposto foi aplicado na Multibrás S.A. Eletrodomésticos, em desenvolvimento de projeto de produto. Tal aplicação comprovou a validade do método.
Descrição: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pos-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77690
Data: 1998


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