Abstract:
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A utilização de recursos informatizados parece ser uma opção significativa para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Todavia, poucas pesquisas foram realizadas a esse respeito, no âmbito dos ensinos fundamental e médio, nas escolas de ensino oficial no Brasil. Nesse sentido, esta dissertação busca trazer à discussão alguns elementos que envolvem a formação do professor de língua estrangeira para a utilização dos recursos informatizados, por acreditar que estes sejam agentes importantes na implementação de mudanças na dinâmica pedagógica. Esta pesquisa, realizada nos anos de 1996 e 1997, buscou, desde o início, balizar-se pela adoção da sala de aula como espaço privilegiado de investigação, tirando-o do pedestal de ambiente isolado que se volta unicamente ao ensino e expondo-o à verificação detalhada e criteriosa que se impõe a todo pesquisador. Assim, a partir de uma situação concreta, as aulas de Inglês de uma professora dos ensinos fundamental e médio da rede pública, em que se desenvolveu um processo de formação na ação, buscou-se compreender como pode se dar a formação cooperativa do professor de línguas estrangeiras, adotando a perspectiva da reflexão-na-ação de Donald Schön. |