Abstract:
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Com a incorporação dos recursos da microeletrônica e da informática, surge uma nova base técnica, que altera a organização do trabalho, tornando os processos produtivos flexíveis para atender à necessidade da diversificação de produtos. Neste novo modelo, o processo de trabalho necessita ser mais autônomo na execução das tarefas, mais participativo e com maior divisão de funções, exigindo mão de obra mais qualificada e especializada. As novas tecnologias da informática levam ao desaparecimento de algumas profissões e ofícios, que diminuem a importância relativa da duração dos estudos formais. O uso de computadores na educação pode possibilitar uma transformação no modo de pensar e educar. Neste trabalho, faz-se a modelagem de um ambiente hipermídia de aprendizagem que se utiliza de modelos dinâmicos, onde o sistema, através da interação com o aluno, modifique as informações que inicialmente dispunha. A parte essencial do conhecimento sobre o tema, será feita de forma interativa, utilizando sempre que possível animações, com possibilidade de ativar um comentário de ajuda, que são a materialização da teoria. O objeto real assim criado forma o objeto-modelo da teoria tal qual o da realidade. As imagens articulam-se entre si, constituindo como uma tradução entre níveis heterogêneos: entre a realidade da experiência, os conceitos que a modelam e a linguagem corrente que vai permitir conceber e exprimir a realidade e seus conceitos. Pode-se então afirmar, que trata-se de uma linguagem intermediária, que não somente permite a representa,cao entre diferentes níveis, mas que faz a articulação entre estes níveis. A tradução nesta linguagem intermediária induz um trabalho de interpretação: trabalho de análise de percepção e exploração visual, que lê e relê as informações e representações. O objetivo principal será, então, o de explorar a percepção tridimensional. Os conceitos básicos da Geometria Descritiva serão apresentados num ambiente hipermídia que conterá: um banco de imagens (épuras e figuras espaciais), as definições dos termos usuais da matéria e as abreviações convencionalmente utilizadas, para a partir destes conhecimentos desenvolver os exercícios de manipulação e os questionamentos. Terá ainda um ambiente para resolução de problemas e urn outro para aprendizagem pela ação. A modelagem do processo didático utilizará cinco agentes pedagógicos, representando diferentes teorias da aprendizagem, e terá como « default» o modelo de descoberta guiada, que fará o papel de intermediador entre o tutor e o micromundo. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para a reformulação do sistema de ensino, alterando métodos e técnicas que permitam reduzir a distância entre o saber prático e o saber teórico, facilitando o auto nivelamento. |