Abstract:
|
Este estudo teve como objetivo analisar as estratégias das principais empresas da indústria brasileira de carnes avícola e suinícola e sua relação com a estrutura das indústrias e seu padrão de concorrência. Inicialmente, procedeu-se à análise da estrutura das indústrias e sua evolução. Em seguida, foram levantadas as estratégias adotadas por cinco das maiores firmas das indústrias no decorrer das últimas três décadas e, por último, foi levantado o número de grupos de empresas que adotam estratégias semelhantes. A pesquisa permitiu-nos constatar que as cinco empresas estudadas em profundidade, mediante a formulação e implementação de estratégias competitivas, procuraram se posicionar melhor perante a estrutura das indústrias de carne avícola e suinícola, e que elas tiveram grande importância na conformação e evolução daquelas estruturas. As estratégias adotadas por aquelas empresas foram a diferenciação de produto, a busca de vantagem de custo, a diversificação de atividades, a estratégia de filière, a cooperação com outras companhias, a internacionalização de suas atividades e a aquisição de unidades produtivas. Foi constatada a presença de cinco grupos estratégicos, sendo as firmas do primeiro grupo indicam o padrão de concorrência das indústrias enfocadas. |