O naturalista e os selvagens: a visão de Saint-Hilaire sobre os índios guarani no Rio Grande do Sul /

DSpace Repository

A- A A+

O naturalista e os selvagens: a visão de Saint-Hilaire sobre os índios guarani no Rio Grande do Sul /

Show full item record

Title: O naturalista e os selvagens: a visão de Saint-Hilaire sobre os índios guarani no Rio Grande do Sul /
Author: Oliveira, Paulo Rogério Melo de
Abstract: O presente estudo objetiva refletir a universidade com relação aos problemas que enfrenta, desde a burocracia que emperra as suas funções, controla as suas atividades e estrangula aquilo que denominamos autonomia, esta entendida como o direito à criação no espaço-tempo universitário, até sua reconceituação, propondo uma universidade aberta que exercite prioritariamente a pesquisa e a produção. O objetivo da autonomia é assegurar a liberdade de crítica e a livre produção e transmissão do conhecimento. A liberdade acadêmica é o corolário da liberdade de consciência, é o meio mais seguro de fazer avançar a ciência em todos os domínios do conhecimento. Este trabalho pedagógico se refere às relações dos docentes com o aluno, com o saber e/ou conhecimento mediados pelos meios de trabalho e pautados em determinadas finalidades educativas. Conforme a natureza dessa relação de trabalho, estabelece-se um determinado nível de autonomia pedagógica. A detentora dessa autonomia é a comunidade a quem cabe a auto gestão das atividades e funções da Universidade. Enfim, só há uma saída para buscar desenvolver a autonomia: através da produção do conhecimento, da participação, da socialização da produção e do trabalho interdisciplinar.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76926
Date: 1996


Files in this item

Files Size Format View
177857.pdf 2.481Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar