Abstract:
|
O mercado atual exige gradativamente profissionais especializados e experientes em suas áreas de atuação. As instituições superiores têm papel fundamental na formação destes profissionais, a fim de torná-los aptos as exigências do mundo globalizado. Uma das maneiras de por em prática as teorias repassadas nas Universidades é através das tutorias de ensino à distância, onde o acadêmico reforça conteúdos teóricos e também os coloca em prática. Diante desta constatação o objetivo deste artigo é demonstrar através de um estudo de caso na graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina, a contribuição da tutoria para a formação e reforço das competências do administrador. Trata-se de um estudo de caso exploratório, documental, bibliográfico e conclusivo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Foram coletados dados através de um questionário a respeito das competências do administrador que são divididas em conhecimentos, habilidades e atitudes, junto aos tutores do curso de graduação em Administração a distância da UFSC freqüentes no primeiro e segundo semestre de 2007, dos quais se limitou à população acessível. Verificou-se, portanto, que na tutoria do curso de graduação em Administração a distancia da UFSC, os acadêmicos formam e reforçam as competências do Administrador, principalmente no que tange à comunicação e expressão; visão sistêmica e estratégica; negociação; tomada de decisão c ao trabalho em equipe. |