Alunos considerados portadores de necessidades educativas especiais nas redes publicas de ensino regular: integração ou exclusão?

DSpace Repository

A- A A+

Alunos considerados portadores de necessidades educativas especiais nas redes publicas de ensino regular: integração ou exclusão?

Show full item record

Title: Alunos considerados portadores de necessidades educativas especiais nas redes publicas de ensino regular: integração ou exclusão?
Author: Carneiro, Maria Sylvia Cardoso
Abstract: O objetivo da presente dissertação é fazer uma análise crítica do processo de integração de Rafael, um aluno considerado portador de necessidades educativas especiais, na rede municipal de ensino de Florianópolis. A partir de interações com sua turma em diferentes atividades escolares, entrevistas com Rafael e sua família, professores e outros profissionais, além da pesquisa em documentos escolares, recuperei seu histórico escolar, buscando sua trajetória da instituição especial à escola regular. Sem ter a pretensão de generalizar conclusões a partir da situação de um aluno, a proposta é compreender, na especificidade da história apresentada e discutida no estudo de caso, a expressão das contradições do processo de integração de alunos considerados especiais no ensino regular. Desvelar os mecanismos utilizados pelas instituições para consolidar ou não a deficiência de Rafael possibilita uma compreensão maior sobre a polêmica discussão sobre as estratégias de integração, revelando também diferentes concepções de deficiência presentes no discurso e prática das instituições escolares, regulares ou especiais. A ruptura destas práticas passa por uma nova postura pedagógica que compreenda as dificuldades na aprendizagem, os atrasos no desenvolvimento e mesmo as diferentes formas de deficiência enquanto construções sociais.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76538
Date: 1996


Files in this item

Files Size Format View
PEED0120-D.pdf 8.421Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar