Arquitetura escolar: a essencia aparece. Fabrica e escola confundem-se no desenho da polivalente

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Arquitetura escolar: a essencia aparece. Fabrica e escola confundem-se no desenho da polivalente

Mostrar registro completo

Título: Arquitetura escolar: a essencia aparece. Fabrica e escola confundem-se no desenho da polivalente
Autor: Gonçalves, Rita de Cassia Pacheco
Resumo: O presente estudo tem como centro de investigação e análise as relações entre a Arquitetura Escolar e as Políticas Públicas de Educação no Brasil. Estuda o desenvolvimento da Arquitetura Escolar, no Estado de Santa Catarina, desde seu surgimento até a década de 70. Analisa a arquitetura da Escola Polivalente, projetada sob o governo militar, dentro do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino - PREMEN e construída no ano de 1974. Busca, através da aproximação entre programa arquitetônico, programa pedagógico e da fala dos usuários da escola, verificar como a Arquitetura Escolar ganha significados na sua concretização e na sua prática. A pesquisa conclui que a arquitetura e a pedagogia têm estreita relação entre si. Neste sentido, ela pode ser um elemento pedagógico que pode contribuir ou não no sentido da construção de uma Escola Democrática.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76534
Data: 1996


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
105114.pdf 30.18Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar