Pedagogia musical historico-critica : o desafio de uma compreensão da musica atraves da educação escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Pedagogia musical historico-critica : o desafio de uma compreensão da musica atraves da educação escolar

Mostrar registro completo

Título: Pedagogia musical historico-critica : o desafio de uma compreensão da musica atraves da educação escolar
Autor: Schmidt, Luciana Machado
Resumo: Revisão de literatura sobre os temas Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Musical Escolar, direcionada para uma compreensão da música. Defende a necessidade de democratização e socialização dos conteúdos musicais, a todos, através da educação escolar básica. Objetiva refutar o mito do "ouvido musical" como um "dom inato", alem de apresentar argumentos em favor da contribuição da educação musical escolar para fazer frente à atual realidade do "fetichismo musical e da regressão da audição", nas palavras de T.W. Adorno. Proposição da educação musical como um fim em si mesmo, legitimada por si própria.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76388
Data: 1995


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
101114.pdf 8.785Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar