Abstract:
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Abordagens ergônomicas ao desenvolvimento de software vêm tentando incorporar savoir-faire ergonômico nos métodos da ciência da computação, a fim de projetar uma melhor interação homem-computador. Estas tentativas são geralmente baseadas em conhecimento de psicologia cognitiva ou relacionado a análise da tarefa. Estudos recentes do fenômeno software de uma perspectiva semiótica lançaram uma nova luz neste assunto. O aspecto comunicacional do software, seja em construção ou durante o uso, pode se beneficiar de uma perspectiva semiótica que auxilia na explicação e predição do funcionamento da comunicação. Este trabalho descreve uma abordagem de embasamento semiótico. Ela consiste da elicitação e organização de conhecimento sobre a linguagem profissional do usuário para uso no levantamento dos requisitos do software e no projeto da interface. Desta maneira os dois aspectos relacionados à interação homem-computador são tratados: utilidade (requisitos do software) e usabilidade (interação homem-computador). Uma estratégia de desenvolvimento de software é proposta, acoplada a um já existente método de desenvolvimento de software orientado a objetos. Dois estudos de casos ilustrativos (uma banca de revistas e uma escola de idiomas) são descritos, fornecendo resultados preliminares e sugerindo novas pesquisas. |