Abstract:
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Apresenta-se os estudos de materiais provenientes de 3 jazidas de solos residuais saprolíticos, utilizados na pavimentação rodoviária de Santa Catarina. Estudou-se a degradação do material submetido a uma série sucessiva de compactação e analisou-se o seu comportamento mecânico com material na sua 1a compactação e na série seguinte de compactações, até a 3a recompactação. Mostra-se a variação dos valores do ISC e dos módulos resilientes com as recompactações sucessivas do material. Determinou-se os valores de ISC e dos módulos resilientes, na umidade ótima, umidade ótima menos 2% e umidade ótima mais 2%, e procedeu-se a análise da variação do ISC e dos módulos resilientes com a variação dos teores de umidade. Fez-se uma análise mecânica, com utilização do programa computacional de elementos finitos FEPAVE 2, das estruturas executadas nos trechos onde o material foi utilizado e determinou-se sua vida de fadiga. Analisou-se algumas alternativas para a utilização do material na pavimentação; tais como aumento de espessura do revestimento de CAUQ e, utilização de camada de solo estabilizado com cimento, para que o pavimento atingisse a vida de fadiga projetada. Recomendou-se procedimentos para a realização dos estudos e análises, para a elaboração do projeto do pavimento, com o objetivo de utilizar o material residual saprolítico na pavimentação rodoviária. |