Abstract:
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Neste estudo, busco compreender o significado das expressões artísticas no processo de formação de crianças e adolescentes. A partir deste propósito e fundamentada em princípios da arte-educação, optei por investigar a experiência educativa desenvolvida pelo Grupo Cultural Olodum, em Salvador. Decorrentes das reestruturações ocorridas no Bloco Afro Olodum (1979), o Grupo surgiu em 1984, buscando ampliar suas ações para além da festa carnavalesca em direção a um maior envolvimento com os problemas sociais vividos pela comunidade do Maciel-Pelourinho. Aproveitando-se das manifestações culturais de origem africana presentes no seu cotidiano, mais precisamente as musicais, rítmicas e coreográficas e arregimentado por princípios étnicos e políticos, o Grupo estruturou uma ação político-social a ser desenvolvida com os moradores da área, o projeto Rufar dos Tambores. Partindo desse projeto, composto por atividades educacionais, artísticas e culturais, busquei compreender como o Grupo Olodum organizou e desenvolveu suas ações, mais precisamente as atividades educacionais, e qual o significado das expressões artísticas nessa experiência. Ao mesmo tempo, procurei explicitar a sua importância no processo de formação de uma consciência étnica entre os seus participantes. |