Abstract:
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O presente trabalho realiza um estudo das relações no interior institucional, tendo como eixo de visibilidade a interseção entre os profissionais especializados e os indivíduos portadores de deficiência mental. Dá ênfase àqueles aspectos que dizem respeito à produção do saber e as relações de poder como algo construído e vinculado pelos próprios participantes da dinâmica institucional. Analisa o caráter disciplinar e disciplinador com que a educação especial desenvolve suas práticas, as quais, através de tecnologias e métodos especializados, buscam a transformação dos deficientes mentais de modo a torná-los membros aptos ao convívio e a pura aceitação na sociedade. O estudo procura destacar aquelas práticas que, de uma forma ou de outra, se generalizam entre as instituições de educação especial e, ainda que uma dessas instituições tenha sido tomada como ponto de referência, não visa referir-se delas em particular. Os aspectos do cotidiano institucional, aqui apontados, são analisados tendo como referencial teórico principal de Michel Foucault, nas suas abordagens sobre o indivíduo enquanto objeto de saber e alvo de redes de poder, poder este que no governo dos outros os submete a um conjunto de mecanismos singulares que dirigem suas condutas, produzindo uma individualidade modificada. |