Abstract:
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Este trabalho visa, fundamentalmente, interpretar as tensões entre as estéticas de Mário de Andrade e de Lezama Lima na medida em que elas instauram discursividades alternativas que situadas no confronto primitivo/moderno, configuram identidades culturais diferenciadas. Enquanto problema da modernidade, a presença do primitivo coloca em crise a identidade cultural do Ocidente ao provocar o surgimento do Outro, vale dizer, a irrupção da diferença no âmbito do Mesmo. Neutralizada na abstração conceitual de "primitivismo", essa diferença é incorporada à identidade ocidental, ora a partir de concepções evolucionistas, ora a partir de operações dialéticas. Numa tentativa de interferir nesse processo incorporativo, postulamos a ressemantização do conceito de primitivo, com o propósito de recuperá-lo enquanto elemento perturbador dos efeitos padronizadores da modernidade. Nesse sentido, os primitivos latinos-americanos podem ser pensados como formas de apropriação trangressivas que, entre outras coisas, quebram com uma lógica causalista, fragmentam a linearidade das perspectivas evolucionárias e reelaboram, assim, estagnadas tradições estéticas e históricas. Consideramos, portanto, que as estéticas de Mário de Andrade e de Lezama Lima, inseridas nos conflitos de uma modernidade periférica, que se contrapõe aos efeitos globalizadores da racionalidade moderna. |