Abstract:
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A dinâmica do ambiente empresarial, exige que as empresas tomem decisões rápidas e eficientes para o atendimento do consumidor. Essas decisões envolvem informações diversas que precisam ser traduzidas para a empresa em uma linguagem precisa, que permita a rápida tomada de decisões. O presente trabalho busca subsidiar as empresas dentro de uma nova visão, na qual as atividades agregadoras de valor é que devem ser gerenciadas. A essência do trabalho consiste na abordagem diferenciada dada às organizações, abordagem essa sedimentada no conceito de valor e na metodologia de gerênciamento de processos. Conjuntamente a essa reestrutura organizacional, define-se um novo sistema de custeio baseado no "Activity Based Costing" (ABC), incorporando ainda convenientemente a metodologia de alocação de custos do método das unidades de Esforço de Produção (UEPs). A seguir define-se o valor do consumidor baseando-se para tanto, em técnicas como a Análise de Valor, "Quality Function Deployment" (QDF) e "Benchmarkting", que mostraram-se adequadas. O trabalho discute, também, a lógica tradicional de maximização do valor do produtor, diferênciando-se no que diz respeito à avaliação das funções: separam-se as atividades que agregam valor daquelas que não agregam valor aos produtos, identificando-se ao mesmo tempo as principais fontes de ineficiências. |