Abstract:
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Discute a democracia interna em uma universidade através da análise do processo de consolidação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - no período 1990-92. Investigou-se o relacionamento entre os poderes (corporativo, burocrático e acadêmico), existentes no contexto institucional da UNIVILLE, e as orientações normativas que conseguiram espaço de expressão na condução do Projeto da Universidade - Projeto UNIVILLE. A avaliação do caráter democrático deste processo foi enfocado no CEPE. Como parâmetro de tal avaliação utilizou-se a articulação teórica entre vontade política e representação coletiva - baseando-se nas especificidades das tarefas públicas da universidade. Os resultados da pesquisa mostraram que a estrutura de representação do CEPE não esteve baseada em critérios formais capaz de traduzir-se no exercício democrático de um poder acadêmico. Desta maneira, a política institucional de transformação de universidade mostrou-se um resultado contigente do arranjo de poderes tendo em vista que, no momento de transição, houve a necessidade de coexistência entre valores tradicionais e modernos. |