A informatica no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A informatica no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina /

Mostrar registro completo

Título: A informatica no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina /
Autor: Schenini, Elisabeth
Resumo: A pesquisa analisou os recursos de informática disponíveis na UFSC e suas demanda para o desenvolvimento de atividades-fim e meio. Tratou-se de um estudo de caso de natureza descritiva e exploratória, não experimental, cujos dados foram coletados através de questionários e entrevistas, no período 1988-89. A análise dos dados foi feita através da utilização de técnicas de estatística descritiva e exploratória. Constatou-se que a implantação da informática na UFSC foi fortemente impulsionada pelo Programa Nova Universidade e seu desenvolvimento deveu-se, principalmente, a projetos de pesquisa e convênios, cujos recursos permitiram a aquisição de expressiva parcela dos equipamentos disponíveis. O percentual de usuários técnico-administrativos foi de 13,2% e o de usuários capacitados 69,7%. Verificou-se uma demanda predominantemente para fins acadêmicos, tanto em se tratando dos recursos do Núcleo de Processamento de Dados (91,2%), como dos microcomputadores disponíveis (93,2%). A pesquisa evidenciou que 67,5% dos micros tiveram ocupação superior a 6 horas/dia embora a demanda na maioria dos departamentos fosse igual ou inferior a 6 horas/dia. Dos 46 departamentos analisados 6 possuíam 69,9% do total de equipamentos. A análise de regressão mostrou que apenas as variáveis "nº de equipamentos" e "área do conhecimento" apresentaram evidência de associação com o nº de horas de utilização por micro.
Descrição: Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socio-Economico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75741
Data: 1991


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
82251.pdf 6.857Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar