Abstract:
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No presente estudo, analisa-se o processo de avaliação docente através da ótica do aluno, desenvolvido pelo Departamento de Eletrônica e Sistemas da Universidade Federal de Pernambuco e a sua relação com as características do corpo docente do referido Departamento, e que mudanças vêm provocando na atuação daquela unidade. É um estudo de caso, e a perspectiva é longitudinal com corte transversal. A população compreende os docentes do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE que desempenharam funções no período de 1986 a 1988. As informações referentes às características do corpo docente e os graus obtidos pelos discentes foram coletados através de análise documental. Os dados referentes a avaliação dos docentes foram recolhidos em questionários. As mudanças decorrentes desta avaliação foram detectadas através de entrevistas não estruturadas junto ao corpo docente e análise de documentos do referido Departamento. Da análise estatística dos dados, resultaram tabelas de distribuição de freqüência, tabelas de contingência e testes de independência/dependência, análise de correlação de Pearson, análise de variância e gráficos de barra. Observa-se uma grande diversidade de dimensões relativas a este processo. Os critérios e procedimentos utilizados na avaliação do Departamento são identificados com a literatura, as notas dos discentes influenciam nas notas dos docentes. |