Abstract:
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Verificou-se o grau de satisfação/insatisfação dos docentes da Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste em relação aos componentes da política de recursos humanos (recrutamento, seleção, treinamento, participação, incentivos, carreira, avaliação de desempenho e promoção) a nível institucional e pessoal. É uma investigação feita pelo método de estudo de caso de perspectiva sincrônica de caráter descritivo e não experimental. Os dados do estudo foram coletados através de questionários análise documental, observação e entrevistas. A análise dos componentes da política é apresentada por gráficos de curvas de tendência dos pesquisados. Para interpretar as curvas utilizou-se de depoimentos, observações e análise documental. Os resultados do estudo demonstram que ocorrem insatisfação dos docentes a nível institucional. A nível pessoal, ocorre satisfação em relação ao recrutamento, seleção e participação. Em relação ao plano real e formal da política verificou-se discrepâncias entre o que é escrito e o que é realizado na prática. Em relação às áreas de ensino, verificou-se diferenças de percepção dos professores pesquisados em relação aos componentes da política de recursos humanos a nível institucional e pessoal. As conclusões do estudo podem ser generalizadas para a FUNDESTE, pois o percentual foi representativo. |