Abstract:
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Pesquisa exploratória com os professores dos 20 cursos de PG/UFSC, a nível de Mestrado e Doutorado. Utilizou-se questionários para coletar os dados primários sobre: as características profissionais dos professores, os graus de importância e de uso das fontes informacionais, as formas de procedimento dos professores na obtenção da informação, as razões de uso e não uso da informação, os fatores que dificultaram o uso das fontes e as dificuldades no acesso da informação como subsídio à pesquisa científica. As formas de procedimento na obtenção da informação, foram analisadas por meio de técnica do incidente crítico. Verificou-se que os graus de importância e de uso das fontes estudadas se mantiveram constantes quanto às anotações pessoais, artigos de periódicos, livros, bibliografias, índices e "abstracts" da literatura, referências contidas em publicações, "papers" e trabalhos não publicados. As informações foram obtidas, em primeiro lugar, nas anotações pessoais, e, em segundo lugar, na BU/UFSC. A não acessibilidade e a indisponibilidade dificultaram a busca e a obtenção das fontes informacionais. Os professores que atuam na PG/UFSC se caracterizam, em sua maioria, como doutores, com regime de dedicação exclusiva, atuando na UFSC de 6 a 15 anos e de 3 a 10 anos na PG/UFSC. Concluiu-se, em âmbito geral, que há falhas no acervo da BU/UFSC. Foram feitas sugestões referentes ao acervo, usuário e análise organizacional. |