Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense

DSpace Repository

A- A A+

Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense

Show full item record

Title: Relações historicas entre igreja e estado : a formação do pensamento educacional catarinense
Author: Ramos, Nilton João
Abstract: O tema "as relações históricas entre a igreja e o estado" objetiva desvelar a postura do estado e da igreja, frente ao fenômeno da modernização da sociedade e da educação enquanto expressões culturais dos grupos hegemônicos na proposta e na concretização da prática educacional catarinense. A igreja, aprisionada numa visão conservadora, apresenta-se numa atitude defensiva contra os erros modernos, o estado, inspirado nas idéias "iluministas" quer fazer da "escola pública" focos de luz para transformar a sociedade, mas ambos acreditam na força moral da educação pela instrução como caminho legítimo para melhorar os homens, dando-lhes um destino moral. Epistemologicamente a pesquisa norteia-se pelo historicismo tendo como categoria fundamental a mentalidade vertente da historiografia contemporânea, que privilegia o que permanece e nega a visão evolutiva linear da história. A igreja católica passa por um esforço de renovação interna e o movimento "Ultramontano" que centraliza as decisões em Roma. Neste período o estado brasileiro passa a discutir as idéias da "ilustração brasileira". Embora estas visões tenham um universo diferente, contudo, ambas tentam ordenar a sociedade futura. Nesta pesquisa o discurso do poder público catarinense foi identificado nas leis educacionais "falhas" e relatórios dos presidentes da Província.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Humanas
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75658
Date: 1990


Files in this item

Files Size Format View
83343.pdf 4.811Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar