Abstract:
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Nesta pesquisa procurou-se analisar o processo de criação de uma universidade brasileira, especificamente a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, localizada na cidade de Itajaí, estado de Santa Catarina. Para analisar o processo de criação, resgatou-se a evolução histórica das faculdades isoladas e analisou-se o período de integração dessas faculdades, o período das Faculdades Integradas do Litoral Catarinense - FILCAT, que foi utilizado como modelo pré-universitário para transformação em Universidade. O estudo aborda aspectos gerais da instituição como o surgimento, a estrutura, o modelo de transformação, a organização, a reestruturação e a influência de fatores ambientais, do tamanho e da complexidade no processo. Evidencia-se ainda, a transformação institucional, ocorrida no período FILCAT, destacando a forma utilizada para administrar os recursos disponíveis na nova instituição e as resistências observadas no processo. A população do estudo compreende os segmentos que participaram diretamente do processo de criação da UNIVALI. A amostragem utilizada foi do tipo intencional, compreendendo três grupos distintos: A comissão de elaboração e execução da FEPEVI, composta por quatro membros, sendo que dois foram substituídos no decorrer do processo, por isso, constituiu-se de seis pessoas; dois membros da administração superior, o Presidente e o Diretor geral; A Comissão de Acompanhamento do Conselho Federal de Educação - CFE, constituída por quatro membros, o que totaliza doze informantes. Da análise dos dados apresentados em tabelas, contendo opiniões dos entrevistados, a respeito do processo de criação da UNIVALI, obteve-se resultados que indicam: 1) que o modelo FILCAT utilizado para transformação institucional foi determinativo para a consecução do processo; 2) que a liderança do Presidente da FEPEVI e sua influência junto a políticos e órgãos federais pode ter facilitado o processo, tanto pela obtenção de recursos, como pela agilização de trâmites burocráticos; 3) que o trabalho técnico da comissão interna da FEPEVI, aliado à orientação da Comissão do Conselho Federal de Educação - CFE contribuiu decisivamente para o cumprimento das exigências legais; 4) que foram insignificantes as resistências internas ou externas observadas no decorrer do processo e as verificadas forma contornadas de modo a não afetarem os trabalhos; 5) que com a integração houve um crescimento da instituição, aumentando a complexidade tanto pela diferenciação horizontal, quanto pela vertical que foram mensuradas com base no modelo teórico de Peter Blau. |