Abstract:
|
O trabalho constitui-se de reflexões e considerações que resultaram do experimento realizado numa classe de quinta série do 1o grau, do colégio estadual Otto Feuerschuette, no distrito de Capivari, município de Tubarão, Santa Catarina. Privilegiando o discurso/texto produzido pelo aluno e sustentado em teorias atuais, o estudo viabilizou a constatação de possíveis causas do fracasso escolar, a medida que sugere uma proposta metodológica voltada para a praxis da linguagem. Ao relevar o aspecto sócio-econômico cultural, optou-se por uma clientela estudantil procedente da zona periférica da cidade, com o intuito de corroborar as diversas hipóteses formuladas em prol de um processo de ensino que acredite no desenvolvimento da performance lingüística entre seus sujeitos/interlocutores e promova a verdadeira democratização do saber sem desmerecer a importância do estudo gramatical sistematizado, enquanto instrumento para aquisição da variedade lingüística considerada "culta" ou "padrão", a pesquisa alerta sobre a urgente necessidade de uma postura pedagógica que defina ou reveja os objetivos essenciais do ensino da língua portuguesa no 1o grau. |