Abstract:
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O Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul constitui uma estratégia de gestão na busca da eficiência e eficácia do trabalho acadêmico, em especial do processo ensino-aprendizagem. Com o objetivo de oferecer aos seus professores formação pedagógica continuada, o Programa foi implantado em 2004, a partir de diagnóstico fundamentado em pesquisa documental e exploratória, através de dados coletados junto aos professores e Gerentes de Ensino e Pesquisa dos campi. Este diagnóstico gerou o documento norteador do Programa, fonte básica e inspiradora deste trabalho. A revisão de Literatura, cujas fontes bibliográficas discutem o tema, elucida as razões que levaram à implantação do Programa e aponta as concepções do processo ensino-aprendizagem, compreendidas como eixos norteadores das ações educativas. A metodologia, pautada nos princípios da pesquisa-ação, demonstra que a profissionalização dos professores da Educação Superior deve ser construída sistemática e continuamente. Os dados retirados dos relatórios das ações já realizadas corroboram a continuidade do Programa como ação estratégica necessária, na perspectiva de uma gestão eficiente, capaz de apresentar resultados eficazes ao alcance da missão da universidade. |