Abstract:
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O objetivo do presente estudo é o de realizar uma reflexão sobre o papel dicotômico da Universidade. Se por um lado a sociedade, por meio de suas organizações, esperam das Universidades, neste caso especificamente dos cursos de Administração, a formação de profissionais voltados ao mercado de trabalho, por outro lado, as Universidades, calcadas no tripé ensino, pesquisa e extensão tem como papel fundamental a formação do ser integral e a produção de conhecimento. Trata-se de um artigo de revisão teórica com base nos pressupostos discutidos por Demo, Caldas, David e Botkin, Marcovitch, Kovács e Hirata. Ao finalizarmos o estudo concluímos que a Universidade, em sua interação com a sociedade, suscita posicionamentos polêmicos e antagônicos e para amenizar essa dicotomia deverá direcionar seus cursos de administração tanto para a formação de profissionais voltados às necessidades do mundo empresarial, como para a formação do ser integral, ou seja, às universidades cabe o papel de formar, acima de tudo pessoas e não somente profissionais. Elas devem visar o desenvolvimento das competências e não apenas das habilidades, pois ao desenvolverem competências estarão desenvolvendo a capacidade de reflexão e julgamento imprescindíveis para o profissional que se deseja se reinventar. |