A Dicotomia da Universidade: Formadora do Ser Integral ou de Profissional das Organizações

DSpace Repository

A- A A+

A Dicotomia da Universidade: Formadora do Ser Integral ou de Profissional das Organizações

Show full item record

Title: A Dicotomia da Universidade: Formadora do Ser Integral ou de Profissional das Organizações
Author: Angeloni, Maria Terezinha; Zanella, Liane Carly Hermes
Abstract: O objetivo do presente estudo é o de realizar uma reflexão sobre o papel dicotômico da Universidade. Se por um lado a sociedade, por meio de suas organizações, esperam das Universidades, neste caso especificamente dos cursos de Administração, a formação de profissionais voltados ao mercado de trabalho, por outro lado, as Universidades, calcadas no tripé ensino, pesquisa e extensão tem como papel fundamental a formação do ser integral e a produção de conhecimento. Trata-se de um artigo de revisão teórica com base nos pressupostos discutidos por Demo, Caldas, David e Botkin, Marcovitch, Kovács e Hirata. Ao finalizarmos o estudo concluímos que a Universidade, em sua interação com a sociedade, suscita posicionamentos polêmicos e antagônicos e para amenizar essa dicotomia deverá direcionar seus cursos de administração tanto para a formação de profissionais voltados às necessidades do mundo empresarial, como para a formação do ser integral, ou seja, às universidades cabe o papel de formar, acima de tudo pessoas e não somente profissionais. Elas devem visar o desenvolvimento das competências e não apenas das habilidades, pois ao desenvolverem competências estarão desenvolvendo a capacidade de reflexão e julgamento imprescindíveis para o profissional que se deseja se reinventar.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74638
Date: 2006-12-10


Files in this item

Files Size Format View
t0107.pdf 156.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar