Um Professor, Uma Escola Multisseriada, Um Interior: Campo Belo do Sul a Heterogeneidade Como Um Fator Facilitador da Aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Um Professor, Uma Escola Multisseriada, Um Interior: Campo Belo do Sul a Heterogeneidade Como Um Fator Facilitador da Aprendizagem

Show full item record

Title: Um Professor, Uma Escola Multisseriada, Um Interior: Campo Belo do Sul a Heterogeneidade Como Um Fator Facilitador da Aprendizagem
Author: Silva, Ilsen Chaves Da
Abstract: Em 1993, pesquisa realizada na Região Serrana, apontava dados, de que noventa por cento dos professores das escolas multisseriadas não possuíam formação e/ou titulação. O Grupo Gestor: constituído 7ª Coordenação Regional de Educação (7ª CRE). As Secretarias Municipais (UNDIME) e a UNIPLAC- FACIP- Faculdade de Ciências e Pedagogia de Lages propuseram O PLANO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, sendo que dentre os programas implantados estava a formação desses professores, das multisseriadas, que se constituiu numa das primeiras ações de política pública, pensando na educação do campo. Hoje esses professores em sua grande maioria possuem graduação e até pós ( graduação). Conhecer esse novo contexto que hoje se apresenta, e as práticas desenvolvidas diante da heterogeneidade dos sujeitos educandos constituiu-se em meu propósito. Escolhi para observar um professor, uma multisseriada, um interior. Quero ressaltar ainda que esta pesquisa estender-se-á pois estou trabalhando nela em minha dissertação de Mestrado. O artigo está estruturado na análise da produção escrita do professor quanto a sua representação de escola, bem como suas concepções; de uma entrevista e da observação direta da prática de sala de aula do mesmo, na escola multisseriada Vidal Ramos Júnior na qual ele atua, localizada no município de Campo Belo do Sul. Com a questão de pesquisa: As práticas deste professor da multisseriada valem-se da heterogeneidade para realizar interações significativas? O que esta escola, através de seu educador, trabalha faz sentido? A identidade e cultura locais se fazem presente? O professor pode ser diferença, graças ao seu compromisso político-social?
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74625
Date: 2006-12-10


Files in this item

Files Size Format View
t0096.pdf 132.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar