Abstract:
|
Este estudo faz parte de um projeto de dissertação que está sendo desenvolvido por um dos autores desta pesquisa. O tema central deste trabalho é a atração de alunos para cursos de graduação em administração. Em virtude da abertura do mercado educacional, proporcionada pela LDB de 1996, este mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. Cada vez mais estratégias de marketing tem sido usadas para atrair, satisfazer e manter estudantes nas instituições de ensino superior (IES) que oferecem a graduação em administração, pois este curso vem apresentando crescimento superior a sua demanda após a citada LDB. Esta pesquisa visou identificar os fatores que atraíram estudantes para cursos de graduação em administração em duas IES, uma de Joinville/SC e outra de Blumenau/SC, realizando-se uma pesquisa descritiva quantitativa transversal com alunos recém entrantes nestas IES (estudantes de primeiro ano ou semestre). Para a coleta dos dados junto a população-alvo identificada, utilizou-se um questionário com sete perguntas predominantemente fechadas e 42 afirmações baseadas no escalograma de Likert. Foi calculada a amostra, que mostrou serem necessárias 268 pesquisas. Com a aplicação da pesquisa, chegou-se a diversos resultados. Entre eles, pode-se caracterizar os alunos entrantes na graduação em administração das IES pesquisadas, bem como pode-se classificar os fatores de atração de alunos para os cursos de administração destas IES. Conclui-se então que o caminho para atrair estudantes passa pela análise dos fatores identificados com chaves para trazer alunos para as instituições em questão. |