Abstract:
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Este ensaio teórico discute as estratégias de mudança adotadas pelas instituições de educação superior e a influência do ambiente e da liderança na definição dessas estratégias. Mudar, nos dias atuais, é um desafio a ser enfrentado para a consolidação de um processo de desenvolvimento que possa fortalecer a instituição. Ser proativo e empreendedor é uma condição sine qua non para a sobrevivência das instituições que vivem num ambiente dinâmico e em constante mudança. A principal competência é a competência de se autotransformar, fortalecendo a gestão dos aspectos acadêmicos e administrativos. Nesse contexto, compreender as estratégias de mudança evolucionárias, revolucionárias e desenvolvimento sistemático - é fundamental para a formação de um modelo de gestão que atenda as necessidades e expectativas dos stakeholders. Toda esta transformação pressupõe uma melhor compreensão da dinâmica existente no ambiente e a formação de uma liderança estratégica, capaz de lidar, acadêmica e administrativamente, com os desafios de uma nova era que se impõe para as instituições de educação superior ao redor do mundo. Este ensaio é o ponto de partida para um estudo qualitativo, de caráter indutivo e exploratório, que possibilitará um maior entendimento dos fenômenos que influenciam as estratégias de mudança adotadas pelas instituições, levando a formulação de um arcabouço teórico sobre o tema (grounded-theory). O trabalho tratará da gestão da mudança e do desenvolvimento da organização, que pode contribuir com a melhoria da qualidade da educação superior. |